Publicações de Editoras Diversas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Metodologias ativas e tecnologias educacionais para área da saúde: glossário técnico de verbetes
    (Neurus, 2023) NOGUCHI, Selma Kazumi da Trindade; TEIXEIRA, Renato da Costa
    Prezados leitores, a construção deste glossário de verbetes sobre metodologias ativas representa uma ferramenta importante para promover a compreensão e o uso eficaz dessas abordagens na educação, uma vez as metodologias ativas envolvem uma variedade de estratégias e técnicas, e a terminologia pode variar de um contexto educacional para outro. Esse glossário tem como função ajudar a padronizar a terminologia, garantindo que todos os envolvidos na educação compreendam os conceitos essenciais da mesma maneira. Nesse contexto, ao fornecer definições claras e precisas, o glossário ajuda a melhorar a comunicação entre educadores, estudantes e outros envolvidos na educação. Isso reduz a ambiguidade e promove uma compreensão mais consistente das metodologias ativas, ou seja, um glossário é especialmente útil para educadores e estudantes que estão sendo introduzidos às metodologias ativas pela primeira vez. Ele oferece um recurso de referência para entender os conceitos-chave e como aplicá-los na sala de aula (...).
  • Item
    Produções de conhecimentos sobre interculturalidade e educação
    (Pedro & João Editores, 2022) OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Jocyleia Santana dos; NORONHA, Claudianny Amorim
    Neste livro apresentam-se os resultados de pesquisas bibliográficas iniciadas no ano de 2020 e concluídas em 2021, nas três Universidades vinculadas ao PROCAD-Amazônia: Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A maioria constitui estado de conhecimento, com o levantamento de produções acadêmicas em torno do tema interculturalidade e educação. O objetivo é pesquisar e mapear as produções acadêmicas (teses e dissertações) que foram realizadas a respeito sobre intercultural dade e educação envolvendo as especificidades temáticas dos seguintes eixos: Formação de professores e interculturalidade; Interculturalidade e educação inclusiva; Interculturalidade, educação popular e educação do campo; Linguagens e práticas interculturais; Relações étnico-raciais e educação intercultural; Gênero, sexualidade e interculturalidade e História, interculturalidade e educação. Estes estudos fazem parte do projeto de pesquisa: “Interculturalidade: saberes, práticas docentes e de formação em diferentes contextos educativos na Amazônia” (...).
  • Item
    Resíduos sólidos: ensaios jurídico-político-econômicos
    (Editora IOLE, 2022) SENHORAS, Elói Martins
    A proposta implícita nesta obra coletiva possui uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem de estudos qualitativos e quantitativos, tendo no paradigma eclético e na multidisciplinaridade os fundamentos para a valorização de uma pluralidade teórico-conceitual e para o uso de distintos procedimentos metodológicos, tanto de levantamento, quanto de análise de dados sobre a realidade dos estudos de caso. O perfil diversificado dos vinte e seis profissionais envolvidos nesta obra demonstra um rico debate multidisciplinar engendrado por pesquisadoras e pesquisadores com distintas formações acadêmicas e expertises profissionais, permitindo assim uma visão panorâmica dos estudos sobre resíduos sólidos com base em leituras de hard e soft Sciences. Recomendada para um conjunto diversificado de leitores, esta obra apresenta o discurso ideal sobre cadeia dos resíduos vis-à-vis à realidade empírica com escassos estudos de caso de positiva implementação de gestão, por meio de capítulos redigidos por meio de uma didática e fluida linguagem, atraente, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos.