Bem-vindo ao Portal do Livro Aberto!
O Portal do Livro Aberto da Universidade do Estado do Pará é um repositório digital criado para abrigar e disponibilizar a produção acadêmico-científica da UEPA publicada sob a forma de livros. Nele estão disponíveis livros e capítulos de livros dos pesquisadores docentes, discentes e técnicos administrativos da UEPA, que agora podem ser consultados pela sociedade em geral.
Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Submissões Recentes
Pesquisas e práticas no Estado do Pará: logística empresarial
(EDUEPA, 2021) MELO, André Cristiano Silva; NUNES, Denilson Ricardo de Lucena; MARTINS, Vitor William Batista
Diante da importância da aplicação de conceitos de engenharia de produção no setor logístico, esta obra fornece uma relevante contribuição com 18 capítulos que focam em pesquisas e práticas de logística empresarial no Estado do Pará (...). As pesquisas utilizaram conceitos da Engenharia de Produção para analisar e apresentar soluções para problemas de pesquisa levantados principalmente no contexto do Estado do Pará. Em relação aos conceitos e áreas de conhecimento da Engenharia de Produção utilizados para a proposição de análises e melhorias de processos, destaco o Planejamento e controle da produção, a Engenharia de métodos, a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act), Arranjo físico, Ergonomia, Mapeamento de Processos, Gerenciamento de Processos de Negócios, Sistema de rastreabilidade, Sistema de codificação, Pesquisa operacional, Programação linear, Gestão da cadeia de suprimentos, Gestão da qualidade, Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), Diagrama de Causa e Efeito, 5 “Por quês”, e Ferramenta 5W2H. Além disso, destaco também a metodologia Problem-Based Learning (PBL) utilizada em um dos capítulos do livro (...).
Pesquisa em saúde: experiências do Centro de Saúde Escola do Marco
(EDUEPA, 2019) TEIXEIRA, Renato da Costa; NUNES, Érica Feio Carneiro
Na sociedade atual, a ciência deve aliar-se ao dia a dia do fazer saúde, uma vez que a pesquisa é a base da inovação, entendendo inovação como exploração exitosa de novas ideias. Nesse sentido, inovar pode ser reinventar o que já foi inventado para aprimorar. A pesquisa acadêmica permite a criação de espaços de troca de saberes, de reflexão e crítica, o que contribui para o constante aperfeiçoamento dos cuidados em saúde. Portanto, fomentar a pesquisa nos serviços de saúde é necessário tanto para a comunidade acadêmica quanto para aprimorar o atendimento em saúde, tornando-o mais humano e com melhor qualidade. Este ebook traz uma coletânea de 20 estudos realizados na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) e no Centro de Saúde Escola do Marco (CSE), ambos pertencentes ao complexo assistencial da UEPA. O livro contou com a parceria de vários professores, acadêmicos e profissionais da saúde do CSE (...).
Metodologias ativas e tecnologias educacionais para área da saúde: glossário técnico de verbetes
(Neurus, 2023) NOGUCHI, Selma Kazumi da Trindade; TEIXEIRA, Renato da Costa
Prezados leitores, a construção deste glossário de verbetes sobre metodologias ativas representa uma ferramenta importante para promover a compreensão e o uso eficaz dessas abordagens na educação, uma vez as metodologias ativas envolvem uma variedade de estratégias e técnicas, e a terminologia pode variar de um contexto educacional para outro. Esse glossário tem como função ajudar a padronizar a terminologia, garantindo que todos os envolvidos na educação compreendam os conceitos essenciais da mesma maneira. Nesse contexto, ao fornecer definições claras e precisas, o glossário ajuda a melhorar a comunicação entre educadores, estudantes e outros envolvidos na educação. Isso reduz a ambiguidade e promove uma compreensão mais consistente das metodologias ativas, ou seja, um glossário é especialmente útil para educadores e estudantes que estão sendo introduzidos às metodologias ativas pela primeira vez. Ele oferece um recurso de referência para entender os conceitos-chave e como aplicá-los na sala de aula (...).
Produções de conhecimentos sobre interculturalidade e educação
(Pedro & João Editores, 2022) OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Jocyleia Santana dos; NORONHA, Claudianny Amorim
Neste livro apresentam-se os resultados de pesquisas bibliográficas iniciadas no ano de 2020 e concluídas em 2021, nas três Universidades vinculadas ao PROCAD-Amazônia: Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A maioria constitui estado de conhecimento, com o levantamento de produções acadêmicas em torno do tema interculturalidade e educação. O objetivo é pesquisar e mapear as produções acadêmicas (teses e dissertações) que foram realizadas a respeito sobre intercultural dade e educação envolvendo as especificidades temáticas dos seguintes eixos: Formação de professores e interculturalidade; Interculturalidade e educação inclusiva; Interculturalidade, educação popular e educação do campo; Linguagens e práticas interculturais; Relações étnico-raciais e educação intercultural; Gênero, sexualidade e interculturalidade e História, interculturalidade e educação. Estes estudos fazem parte do projeto de pesquisa: “Interculturalidade: saberes, práticas docentes e de formação em diferentes contextos educativos na Amazônia” (...).
Resíduos sólidos: ensaios jurídico-político-econômicos
(Editora IOLE, 2022) SENHORAS, Elói Martins
A proposta implícita nesta obra coletiva possui uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem de estudos qualitativos e quantitativos, tendo no paradigma eclético e na multidisciplinaridade os fundamentos para a valorização de uma pluralidade teórico-conceitual e para o uso de distintos procedimentos metodológicos, tanto de levantamento, quanto de análise de dados sobre a realidade dos estudos de caso. O perfil diversificado dos vinte e seis profissionais envolvidos nesta obra demonstra um rico debate multidisciplinar engendrado por pesquisadoras e pesquisadores com distintas formações acadêmicas e expertises profissionais, permitindo assim uma visão panorâmica dos estudos sobre resíduos sólidos com base em leituras de hard e soft Sciences. Recomendada para um conjunto diversificado de leitores, esta obra apresenta o discurso ideal sobre cadeia dos resíduos vis-à-vis à realidade empírica com escassos estudos de caso de positiva implementação de gestão, por meio de capítulos redigidos por meio de uma didática e fluida linguagem, atraente, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos.